Luz apagada, janelas fechadas, a casa em silêncio, a pipoca recém-estourada, e pronto: está montado o clima perfeito para um filme de terror. Mas aí você está lá vendo aquele clássico do cinema quando pinta na tela um rosto familiar, e a tensão dá lugar à curiosidade! De onde é que você conhece aquela figura?

Se a sessão for com um grupo de amigos, então, sempre tem alguém que saca o celular para conferir!

Vamos facilitar um pouco a sua vida e antecipar aqui alguns dos atores famosos que já fizeram parte do elenco de uma película desse gênero quando ainda estavam em início de carreira. Confira!

1. Kevin Bacon em Sexta-feira 13 (1980)

O acampamento Crystal Lake já recebeu adolescentes de diferentes gerações, mas em 1980 o casal hit do filme tinha Kevin Bacon como Jack e Jeannine Taylor como Marcie, ambos trabalhando como monitores. Será que as coisas terminam bem para eles no filme?

2. Jennifer Aniston em O Duende (1993)

Dizem que a atriz que depois foi sucesso total em Friends tem entre seus trabalhos favoritos esse longa de terror lançado em 1993, no qual foi dirigida por Mark Jones. Foi o primeiro filme creditado que ela fez; será que é esse o motivo do carinho especial?

3. Brad Pitt em Assassinato no Colégio (1989)

Espiões, soldados, agentes humanitários. Antes de interpretar esses e outros papéis e de se consagrar como um dos maiores nomes de Hollywood, Brad Pitt foi um dos suspeitos (ou seria vítima?) em um dos slashers mais trash da história do gênero.

4. Leonardo DiCaprio em Criaturas 3 (1991)

Essa carinha inocente e travessa vem conquistando o mundo inteiro já tem muito tempo. E uma das primeiras aparições do nosso eterno Jack, de Titanic, foi em um filme sobre criaturas bizarras e mais esquisitas do que assustadoras.

5. Charlize Theron em Colheita Maldita III (1995)

Há quem diga que a franquia Colheita Maldita foi explorada além da conta e que apenas alguns dos filmes trazem algo que vale a pena. Pois bem, o terceiro e já não muito apreciado longa-metragem sobre as crianças do milho tem o mérito de ter aberto espaço para a atriz que hoje já nos presenteou com performances incríveis em longas como Mad Max: Estrada da Fúria e Atômica.

6. Tom Hanks em Trilha de Corpos (1980)

Quem pensa que Um Dia a Casa Cai foi o mais perto que Tom Hanks já chegou do desespero está muito enganado. Na verdade, o primeiro papel desse grande astro do cinema internacional foi uma ponta no filme sobre um serial killer que está atrás de uma noiva.

7. Matthew McConaughey e Renée Zellweger em O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno (1994)

O remake de um dos clássicos do horror deu a Bridget Jones a oportunidade de ser uma final girl! Um dos filmes de estreia de Renée Zellweger também tem Matthew McConaughey no elenco e levou 3 anos entre a produção e o lançamento, mas saiu.

8. George Clooney em De Volta à Escola de Horrores (1987)

Não foi somente pelo vazamento de histórias de violência doméstica que George Clooney perdeu a credibilidade. Diferente do caso da vida real, no entanto, o ator não fica nem um pouco constrangido de contar sua história de participação nos títulos trash de terror que integrou nas décadas de 80 e 90. Ele também faz parte do elenco de A Volta dos Tomates Assassinos, em 1988.

9. Amy Adams em Horror na Praia Psicodélica (2000)

Se lançado hoje, esse filme seria provavelmente um misto de Baywatch com Pânico que, como muitos slashers, circula entre o tosco, o divertido e o assustador. Nem sempre uma boa combinação, não é? Mas, no caso de Horror na Praia Psicodélica, temos de bônus uma Amy Adams loiríssima e jovenzinha, em seu terceiro filme.

10. Johnny Depp em A Hora do Pesadelo (1984)

Será que foi por aqui que os problemas de Johnny Depp começaram? Pode ser, hein!? Depp não apenas faz um belíssimo trabalho nesse clássico de Wes Craven, como também contribui para o sucesso do filme, que é até hoje considerado um dos melhores do gênero.

11. Jim Carrey em Procura-se Rapaz Virgem (1985)

Quem viu Jim Carrey no papel de um vampiro bem creepy no longa de 1985 já percebeu logo de cara que ele tinha talento para a comédia. O tom escrachado e debochado que ele coloca no personagem marcou sua identidade como ator e permanece até hoje como uma das características principais desse que é um dos mais importantes comediantes de todos os tempos.

12. Paul Rudd em Halloween 6: A Última Vingança (1995)

O filme não é lá uma obra-prima do audiovisual, mas a franquia Halloween é importantíssima para o gênero. E também para a carreira do ator Paul Rudd, que fez ali um dos papéis que ajudaram a alavancar seu nome na profissão.

13. Richard Jenkins em As Bruxas de Eastwick (1987)

As estrelas do elenco são Jack Nicholson, Susan Sarandon, Michelle Pfeiffer e Veronica Cartwright, e o filme traz até a Cher! Mas a produção dirigida por George Miller também marcou o início da carreira de Richard Jenkins, que depois se consagrou por papéis como os de Walter, em O Visitante, e Giles, em A Forma da Água, pelos quais foi indicado ao Oscar.

14. Crispin Glover em Sexta-Feira 13: O Capítulo Final (1984)

Você deve se lembrar de Crispin Glover como o pai de Marty McFly em De Volta para o Futuro. Embora seja um pouco menos banana do que o personagem da franquia de aventura, no entanto, seu personagem em Sexta-Feira 13 também não é exatamente alguém que se impõe diante dos valentões.

15. Uma galera em Buffy: A Caçadora de Vampiros (1992)

O filme que deu origem a uma das séries mais sensacionais de todos os tempos também abriu espaço para diversos atores em início de carreira. Alguns não decolaram, mas nomes como David Arquette, Thomas Jane, Luke Perry, Hilary Swank e até Ben Affleck foram escalados para o elenco. Donald Sutherland também fez parte da brincadeira, mas a essa altura ele já era bastante conhecido.

E eles não são os únicos! Outros nomes como Octávia Spencer (Arraste-me para o Inferno), Chloe Grace Moretz (Horror em Amityville), Ted Danson (Creepshow) e muitos outros também tiveram filmes de terror como portas de entrada!

Este texto foi escrito por Lu Belin via n-Experts.

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.