Está tudo acontecendo de novo. Nessa mesma época, no ano passado, escrevemos uma matériaexplicando a situação delicada de Fringe, que estava correndo risco de cancelamento. A série se salvou, foi renovada, mas a sua audiência caiu ainda mais nesse ano, o que faz com que ela continue correndo risco de cancelamento.

No final da semana passada, a Fox americana fez um anúncio que deixou os fãs preocupados: Fringevai passar às sextas-feiras, a partir de 28 de janeiro de 2011. E ir para o horário morto da sexta-feira na televisão americana, muitas vezes significa que essa é a última chance de sobrevivência da série, que tem chegado a apenas cerca de 5 milhões de telespectadores na terceira temporada – um número muito baixo para uma das maiores emissoras do país.

Geralmente, as séries com baixa audiência são ‘jogadas’ na sexta-feira só para não serem canceladas de uma vez — o que termina acontecendo depois de alguns meses. Mas, felizmente, toda regra tem uma exceção.



O que o futuro guarda para Fringe?


Os mais otimistas acreditam que o novo horário de Fringepode ser benéfico para a série: caso ela mantenha boa parte da audiência atual, a Fox terminaria lucrando com bons números de telespectadores em um horário em que normalmente há baixa audiência.

Para acalmar os fãs depois de fazer o anúncio de mudança de horário, Kevin Reilly, presidente de entretenimento da Fox, declarou: "não estamos matando Fringe". Ele diz que espera que os fãs não deixem de acompanhar a série só porque ela mudou de horário (e que, pelo menos, gravem os episódios para ver mais tarde) e promete: “Se ela chegar perto da audiência nas quintas-feiras [dia atual em que a série passa nos EUA], nós podemos deixar o seriado neste horário, pois isso resultaria em uma grande vitória para nós.”

Agora é esperar para ver como Fringese sairá em 2011 no novo horário. Smallville, por exemplo, trouxe uma grande vitória para a CW, quando foi para as sextas-feiras, levando uma boa audiência para um horário morto. Será que esse vai ser o mesmo caso de Fringe?