Pode-se dizer que Arrow foi a série que impulsionou uma nova e produtiva era dos super-heróis na televisão, especialmente se formos levar em conta as suas duas primeiras temporadas. Com uma instigante trama de vingança capitaneada por Oliver Queen (Stephen Amell), a cada episódio, a série apresentava personagens da DC Comics praticamente desconhecidos do grande público, sem contar sua admirável execução técnica, com empolgantes movimentos de câmera registrando as tantas lutas do Arqueiro Verde (e, posteriormente, aliados) na noite da então Starling City.

Promovendo um ciclo ininterrupto de shipps, o seriado foi perdendo sua qualidade narrativa a partir da terceira temporada ao optar por decisões pouco populares ou críveis, somadas à dissolução brusca do Esquadrão Suicida em virtude do filme de 2016, flashbacks que não sabiam mais o que contar e a opção por elencar um aborrecível grande vilão para o herói tomar conta afora seus eternos problemas familiares. As seasons 4 e 5, por sua vez, também não foram muito diferentes na progressão do decréscimo de qualidade do programa.

Mesmo tendo eliminado um importante personagem, há quem diga que o recém-acabado sexto ano de Arrow está começando a retomar o que havia de melhor nas temporadas anteriores em tempo de não falhar com seus fãs mais uma vez, deixando o público com algumas dúvidas na cabeça, as quais apresentamos na lista abaixo:

1. Eu sou o Arqueiro Verde… e daí?

Ex-milionário, ex-playboy, ex-prefeito de Star City, Oliver Queen encerrou o sexto ano da série fazendo uma revelação televisionada de sua identidade secreta, levando-o à prisão. Porém, o que Star City pensa disso? Será que novos heróis, vigilantes ou inimigos vão surgir, ou a cidade fará pouco caso e voltará à sua rotina até que outra catástrofe aconteça?

2. O que vai acontecer com a equipe do Arqueiro?

Acossado pela Agente Samanda Watson (Sidelle Noel), o time de heróis formado por Oliver Queen precisou ficar recluso em boa parte da temporada. Fazendo um acordo com a agente, tão ávida em descobrir a identidade do Arqueiro Verde, Queen requisitou total imunidade para os integrantes da equipe desde que capturem Ricardo Diaz (Kirk Acevedo), o grande vilão na temporada.

Considerando que o acordo não foi concluído, o Team Arrow pode estar em perigo. Uma vez que Oliver foi destinado a uma prisão de segurança máxima, a equipe precisa lidar com a falta de seu principal líder e decidir se combate ou não o crime "ilegalmente", como fez tantas vezes no passado.

3. O destino de Ricardo Diaz

Tornando-se um antagonista acima da média dos inimigos apresentados nas últimas três temporadas, o criminoso Ricardo Diaz bolou planos formidáveis que deixou a equipe do Arqueiro em apuros e foi responsável também por matar um dos principais personagens do programa. Mesmo atingido por um grito sônico de Sereia Negra/Laurel (Katie Cassidy), o vilão conseguiu escapar e parece planejar uma vingança contra Oliver Queen instaurando o caos em Star City e se aliando aos temíveis Longbow Hunters.

4. O dilema de Laurel Lance

Para muitos que acompanhavam Arrow, a morte da Canário Negro por Damien Darhk foi, talvez, a maior justificativa para se abandonar a quarta temporada antes mesmo de seu finale. Reintroduzida como uma duplicata vinda da Terra-2 em The Flash, Katie Cassidy estava de volta, mas longe de ser aquela figura justiceira que estávamos acostumados a ver se tornar uma heroína carismática.

Botando o terror por onde passasse com seus gritos, a Laurel do mal foi amparada por seu "pai", Quentin (Paul Blackthorne), que esperava vê-la assumir o posto da filha original. Diante do sacríficio de Quentin por Laurel, fica a dúvida se a moça terá uma redenção ou se renderá de vez ao seu lado sombrio.

5. Como Roy Harper voltará de vez?

A fim de proteger Oliver e amigos, Roy Harper (Colton Haynes) vestiu o capuz do Arqueiro para forjar a morte do vigilante no passado, partindo para uma nova vida. Visto pela última vez com Thea Queen (Willa Holland) para destruir outros Poços de Lázaro, talvez tenha chegado a hora de Roy voltar para a cidade, já que Oliver assumiu todas as acusações.

Lembrando que Haynes já foi confirmado no elenco regular da 7ª temporada após a saída de Holland; a volta de Arsenal pode ser significativa para a equipe que agora carece de seu melhor arqueiro.

6. Fuga de Super Max

Acreditem se quiser, mas um filme com o título Green Arrow: Escape From Super Max estava em desenvolvimento (para variar…) nas mãos do roteirista David S. Goyer (Krypton, Batman vs Superman) e Justin Marks (Counterpart, Mogli: O Menino Lobo) há exatos 10 anos, e é possível que o projeto se torne realidade, de certa forma, na sétima temporada.

Tendo em vista que não podem ficar com seu protagonista em cárcere, os produtores de Arrow talvez encontrem no antigo roteiro de Goyer e Marks uma solução criativa para retirar Queen da prisão e fazê-lo vestir o capuz novamente. No entanto, antes que escape ou consiga um acordo com o governo para conter o retorno de Diaz, é muito provável que Ollie terá vários vilões detentos querendo acertar as contas com o verdadeiro Arqueiro Verde, o que pode enfim resgatar as boas e velhas cenas de ação que Stephen Amell sempre fez bem.

Este texto foi escrito por Thiago Cardoso via nexperts.