The Americans, do canal FX, encerrou sua sexta e última temporada com uma história até que satisfatória, segundo a crítica. Mas o seu final acabou não respondendo a uma das principais perguntas entre os fãs: se Renee, interpretada pela atriz Laurie Holden, foi realmente uma agente da KGB ou não.

Desde que a personagem foi introduzida na série, no ano passado, muitos fãs vinham teorizando que ela poderia ter sido uma oficial da KGB — já que Philip também tinha suas suspeitas —, e essas teorias continuaram em redes sociais e fóruns de discussões quando a última temporada estreou.

No entanto, apesar de a resposta ter ficado no ar, no início do último episódio (intitulado de “START”, em menção ao tratado de redução de armas estratégicas que marcou o fim da Guerra Fria), quando Stan confronta Philip (Matthew Rhys) e Elizabeth (Keri Russell), deixando-os escapar, Philip avisa a Stan (Noah Emmerich) sobre suas suspeitas, e é bem provável que ele tenha ficado em alerta em relação a Renee.

Já os próprios atores também têm suas próprias teorias. Durante uma conferência com jornalistas, eles foram questionados sobre o assunto. Russell insinuou que ela estava desconfiada de Renee e disse: "Isso parece muito assustador para mim". Rhys, no entanto, relatou não achar que Renee fosse uma espiã — o que é irônico, considerando que seu personagem avisa para Stan que ela poderia ser.

Vida de Espiões

The Americans conta a história de dois espiões da KGB que fingem ser um casal norte-americano convencional em Washington em plena Guerra Fria.

Mesmo com um casamento de fachada, os dois espiões Phillip e Elizabeth começam a se aproximar emocionalmente a cada dia que passa — mas os perigos da Guerra Fria e de toda a rede de espionagem da qual participam põem o relacionamento e o comprometimento deles a teste a todo o momento.

Para complicar ainda mais a situação, Phillip se sente cada vez mais afinado com os valores e o modo de vida norte-americanos, os quais deveria combater. E como se não fosse o bastante, um novo vizinho — Stan Beeman, um agente do FBI — se muda para a casa ao lado e mais tarde acaba se casando com Renee.

Com a série concluída, os fãs nunca saberão se Renee era uma espiã ou não. Mas o final se concentrou em um aspecto mais importante para história: o relacionamento entre Philip e Elizabeth e seus filhos.

E você, o que achou do fim da série? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Este texto foi escrito por Fernando Fabretti via nexperts.