Aparentemente o aumento significativo de produções originais da Netflix está causando o efeito reverso na qualidade de seus filmes. Ao menos é isso que indica uma pesquisa da Barclays divulgada nesta terça-feira (5).

A empresa analisou as classificações da audiência no IMDB para todos os filmes lançados pela Netflix e pelos seis maiores estúdios das bilheterias mundiais este ano. O serviço de streaming ficou em sexto lugar na classificação geral, atrás dos cinco principais estúdios.

O gráfico abaixo reúne as notas atribuídas por espectadores do mundo todo aos filmes lançados em 2017 e 2018. Como podemos ver, a média das notas da Netflix está um pouco abaixo dos gigantes Disney, Fox, Warner Bros, Universal e Sony.

A Netflix informou recentemente que os 33 filmes originais que a companhia lançou em 2018 até agora tiveram uma audiência de cerca de 300 milhões de espectadores (ou uma média de cerca de 9 milhões de espectadores por filme).

A Barclays afirma que esses números equivaleriam a um desempenho global estimado em bilheteria de mais de 4 bilhões de dólares. O problema é que, aos olhos do público, esses filmes ainda são "significativamente piores" em termos de qualidade do que a maioria dos lançamentos de estúdio, diz o relatório final da pesquisa, que também utilizou o site Rotten Tomatoes como referência.

Recentemente, o CEO da Netflix, Reed Hastings, acusou a crítica de estar “desconectada do apelo das massas”, após os reviews negativos de filmes como Bright e The Cloverfield Paradox, mas parece que “as massas” também não estão muito satisfeitos com a enxurrada de lançamentos dos últimos tempos.

O Minha Série está com uma novidade: a newsletter Intervalo! Semanalmente, a news entrega conteúdos exclusivos em um formato divertido e informal, que te deixará por dentro dos assuntos mais quentes do mundo do entretenimento. Assine aqui!