Durante uma entrevista na rádio Sirius XM, a atriz Sophia Bush (Chicago PD) deu detalhes do assédio sexual que ela e outras atrizes de One Tree Hill sofreram durante a série.

Ela descreveu a primeira vez que o criador do programa, Mike Schwahn, teve um comportamento inapropriado com ela no set de filmagens e contou que imediatamente reagiu. "A primeira vez que Mark Schwahn agarrou minha bunda, eu bati nele na frente de outros seis produtores e bati com força."

Vale lembrar que as colegas co-protagonistas, Hilarie Burton e Bethany Joy Lenz também vieram a público com acusações similares. Schwahn na sequência foi demitido da série The Royals.

Bush também diz que Schwahn era "super obcecado" com outra atriz de One Tree Hill, ainda que não dê nomes.

“Nós sabíamos sobre as coisas que ele dizia para as pessoas, sabíamos sobre os textos tarde da noite, sabíamos que ele estava tão obcecado por uma garota em nossa série que ele começou a bater na porta do quarto de hotel dela no meio de a noite. Ela teve que ser movida, seus quartos foram trocados de lugar. E então o namorado dela veio e ficou com ela no mês seguinte.”

Sophia Bush detalha assédio sexual sofrido no set de One Tree Hill

A atriz completa: “O tempo todo você é uma jovem que está pensando ‘eu tenho que descobrir como proteger meus amigos, e eu não quero perder meu emprego e eu não quero que todas as pessoas da nossa equipe percam suas vidas e empregos’. Isso é o que as pessoas não entendem", diz ela sobre as pessoas que perguntam "por que você simplesmente não foi embora?"

A esses questionamentos ela responde de maneira bem direta: "Primeiro de tudo, por que eu deveria sofrer e matar minha própria carreira porque outra pessoa não consegue manter seu *** nas calças?", ela disse ao radialista.

Em dezembro, depois que Schwahn foi demitido de The Royals, tanto Bush quanto Burton twittaram seu apoio às mulheres que denunciaram o abuso.

"43 mulheres se pronunciaram. Para os que fizeram e para os que não fizeram ou não puderam, espero que esta notícia seja um remédio para suas almas. Para os outros predadores lá fora? Espero que esta seja uma lição que às vezes, mesmo que leve tempo, a justiça é servida. Vocês são os próximos", Bush twittou.

One Tree Hill teve 9 temporadas, exibidas pela CW entre 2003 e 2012.