Alerta! Este texto contém SPOILERS do episódio 5x08 de The 100.

O episódio 5x08 de The 100, intitulado “How We Get to Peace” (“Como Nós Conseguiremos a Paz”, em tradução livre), foi extremamente emotivo e deu ao público diversos confrontos muito aguardados entre os personagens, além de tradicionalmente nos lembrar que a linha entre ser um herói ou vilão é praticamente inexistente na série.

Os quatro principais líderes – Bellamy, Clarke, Octavia e Dyioza – querem resolver com derramamento de sangue o conflito sobre quem deve habitar o Vale, cada um à sua maneira. Todos têm o mesmo objetivo: proteger seu povo, mas não conseguem chegar em um comum acordo.

Curiosamente, a mais próxima de aceitar a paz é aquela que deveria ser a grande vilã da temporada, mas suponho que a maternidade mude mesmo as pessoas. Kane (Henry Ian Cusick) tenta resolver o conflito de forma sensata, evitando que ele aconteça e sendo o “grilo falante” de Dyioza (Ivana Milicevic), que, incrivelmente, parece estar ouvindo a voz da razão. Infelizmente, o retorno de McCreary (William Miller) e uma iminente disputa de poder pode acabar com essa semente de sensibilidade plantada.

Já Monty (Christopher Larkin) e Harper (Chelsey Reist) decidem dar o exemplo de como se faz a paz: simplesmente se recusando a participar da guerra, optando por se abster de qualquer posição e cuidando de sua fazenda até que seja possível ignorar os outros grupos.

Bellamy (Bob Morley) e Clarke (Eliza Taylor) conspiram contra Octavia (Marie Avgeropoulos) no episódio 5x08 de The 100

Clarke (Eliza Taylor) e Bellamy (Bob Morley) parecem ter atingido seu limite com a decisão de que Octavia (Marie Avgeropoulos) precisa ser detida para que eles negociem a paz e impeçam um confronto entre a Wonkru e os integrantes da Eligius. Só parecem. No último momento, os dois demonstram ainda serem parciais (como apontado por Monty) ao matar Cooper (Kyra Zagorsky) covardemente para tentar dissuadir Octavia, ao invés de ir atrás da Bloodreina diretamente.

O plano dá errado e Clarke é sentenciada à morte pelo assassinato – somente ela, já que Octavia não admite, mas ainda protege o irmão também. No entanto, esse sim parece ser o limite para Bellamy que, após uma emotiva conversa com Clarke, que usa suas “últimas palavras” para garantir que ele fique responsável por Madi (Lola Flanery), decide trair a irmã.

Ao perceber que não conseguirá reverter a persona de Bloodreina que vem assumindo todas as decisões do que um dia foi sua irmãzinha, ele envenena Octavia, colocando-a em um coma. Não antes de ela deixar bem claro que ele está provando o que todos já sabiam: ele ama Clarke, aparentemente até mais do que sua própria família. Pois é, #Bellarke mais vivo do que nunca.

Se as ações de Bellamy vão funcionar ou só piorar as coisas, só saberemos no dia 10 de julho, quando a 5ª temporada de The 100 retorna com o episódio 5x09.

O Minha Série está comemorando 10 anos em 2018 com novidades aos nossos fãs: conheça o Clube Minha Série, o nosso perfil no Instagram e não deixe de assinar a newsletter Intervalo, que traz semanalmente conteúdos exclusivos em um formato especial.