É oficial: o tempo passou voando, e a segunda metade do ano já começou. Por aqui, nossas expectativas para os próximos lançamentos das telonas seguem em alta, e, para ajudar você a se encontrar na infinidade de estreias que vêm por aí, listamos alguns dos filmes mais esperados por público e crítica, acompanhados de suas datas de chegada aos cinemas brasileiros, alguns comentários e, sempre que possível, os trailers oficiais.

Os filmes que não têm previsão de chegar aqui, mas que merecem a nossa atenção, estão no fim da lista, em ordem alfabética. Agora é só abrir o calendário e anotar suas preferências!

1. Arranha-Céu: Coragem sem Limite (12 de julho)

Em Arranha-Céu: Coragem sem Limite, Dwayne Johnson interpreta Will Sawyer, um veterano de guerra e ex-líder de operações de resgate do FBI que precisa salvar sua família de um incêndio (e de uns caras maus, também) no interior do maior arranha-céu do mundo. O filme se passa na China e parece um misto de Duro de Matar com Inferno na Torre. Ao que tudo indica, é uma história de tirar o fôlego – exatamente o que se espera de um título com The Rock no elenco, concorda?

2. Missão: Impossível - Efeito Fallout (26 de julho)

Era ação o que você queria? Pois aí está, mais um filme da série Missão Impossível, com Tom Cruise mostrando que nunca é tarde para driblar a morte em situações absolutamente desafiadoras (e bastante improváveis, talvez?) com o frescor de quem está só começando, mesmo aos 55 anos. Em Efeito Fallout – que segue a tradição da franquia e vem recheado de cenas cheias de estímulos visuais –, Ethan Hunt corre contra o tempo para reverter as consequências de uma missão que pode ter dado muito errado.

3. Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas (26 de julho)

A divertida série de animação inspirada nos heróis adolescentes da DC ganha as telonas depois de cinco temporadas na televisão. No cinema, o time de Os Jovens Titãs enfrenta as ameaças de um vilão bem pirado das ideias que está prestes a tentar dominar o mundo. No original, em inglês, Kristen Bell (The Good Place) e Nicolas Cage estão entre os dubladores que dão vida aos personagens.

4. Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (2 de agosto)

Dez anos depois, é hora de voltar aos cinemas para se divertir e se encantar com a reinterpretação das músicas do ABBA nas vozes do elenco encabeçado por Meryl Streep. Em Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo, Sophie (Amanda Seyfried) descobre que está esperando um bebê e vai buscar inspiração nas lembranças de gravidez da mãe, Donna (Meryl Streep). Espere ainda mais cenas e coreografias divertidas, bem como imagens incríveis do verão na Grécia. Detalhe: Cher está no elenco!

5. Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível (2 de agosto)

O mais recente live-action criado a partir de uma animação da Disney dá vida ao simpático Ursinho Pooh. O filme gira em torno da história de Christopher Robin, que na vida adulta precisa de um chacoalhão para voltar às lembranças da infância e recobrar o que havia perdido da sua essência. O agente dessa transformação, claro, é Pooh, com quem Robin vai reviver histórias incríveis na sua volta às raízes. O longa é muito emocionante, mas não fica só nisso; ou seja, prepare-se para dar boas risadas!

6. Megatubarão (9 de agosto)

Presa na fossa mais profunda do Pacífico, a tripulação de um submarino precisa se salvar da ameaça de uma criatura pré-histórica que não havia sido extinta como se imaginava: o megalodon, um tubarão de mais de 20 metros de comprimento.

7. O Protetor 2 (16 de agosto)

Em O Protetor 2, Denzel Washington volta a interpretar o agente Robert McCall, um justiceiro destemido que sai em defesa dos explorados e oprimidos mesmo depois de ter desistido de atuar como integrante das Forças Especiais e de ter ido em busca de uma vida mais tranquila. A pergunta, aqui, é: até onde McCall pode ir quando quem está vulnerável é alguém que ele ama? Curiosidade: é a primeira vez que Denzel grava uma sequência. Até então, todos os filmes do ator haviam sido “filhos únicos”.

8. 22 Milhas (23 de agosto)

Muita troca de tiros e um banho de explosões: é isso que acontece quando um agente da CIA recebe a missão de transportar um informante da Indonésia que está na mira de criminosos até um aeroporto a cerca de 35 quilômetros do centro da cidade. O que esse informante esconde, porém, só dá para descobrir no cinema. O filme é estrelado por Mark Wahlberg e dirigido por Peter Berg. Os dois já haviam trabalhado juntos em O Grande Herói, Horizonte Profundo: Desastre no Golfo e O Dia do Atentado).

9. Meu Ex é um Espião (23 de agosto)

Misto de ação, aventura e comédia, Meu Ex é um Espião coloca Mila Kunis (que interpreta a ex-namorada de um agente da CIA caçado por assassinos) e Kate McKinnon em uma missão de espionagem cheia de tropeços engraçados.

10. Crimes em Happytime (6 de setembro)

O que acontece quando o elenco de bonecos fofinhos (sim, bonecos!) de uma série de TV infantil entra na mira de um serial killer? É claro que uma investigação muito séria tem início. Definitivamente, um dos enredos mais insanos do ano.

11. O Predador (13 de setembro)

O Predador acompanha a história de um rapaz desavisado que causa acidentalmente o retorno dos maiores e mais perigosos predadores à Terra. Para dar jeito na situação, um grupo de ex-soldados e um professor de Ciências unem forças para combater as criaturas indesejáveis, que voltam mais fortes do que nunca, em uma caçada de tirar o fôlego. O longa foi dirigido por Shane Black (Homem de Ferro 3) e conta com a incrível Yvonne Strahovski (The Handmaid's Tale) e o fofo Jacob Tremblay (Extraordinário) no elenco.

12. Um Pequeno Favor (27 de setembro)

Na primeira incursão do diretor Paul Feig (A Espiã que Sabia de Menos) pelo terreno dos suspenses policiais, Stephanie (Anna Kendrick) é uma vlogueira que se envolve na busca pela melhor amiga, Emily (Blake Lively), desaparecida.

13. Venom (4 de outubro)

Sim, finalmente Venom ganhou o seu próprio espaço sob os holofotes. O filme, fruto de uma adaptação dos quadrinhos da Marvel, é estrelado por Tom Hardy e conta a história de um jornalista que se transforma em uma máquina assassina depois de ter contato com um organismo alienígena manipulado por um cientista suspeito de usar cobaias humanas em experimentos. Destaque para o elenco: além de Hardy, teremos Michelle Williams, Riz Ahmed, Woody Harrelson e Jenny Slate juntos na telona.

14. O Primeiro Homem (11 de outubro)

Em O Primeiro Homem, Ryan Gosling é Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na Lua. O filme reconta a história de Armstrong e dos desafios que antecederam a missão espacial, realizada em 1969.

15. Nasce uma Estrela (11 de outubro)

Em Nasce uma Estrela, Lady Gaga interpreta uma cantora e atriz cheia de sonhos e em plena ascensão que tem de lidar com o fracasso do companheiro, um cantor alcoólatra que entra em decadência e cai no esquecimento, mas faz de tudo para que ela chegue ao estrelato. O longa é a primeira experiência de Bradley Cooper (que interpreta o companheiro da personagem de Gaga) como diretor e conta com a divertida participação de Shangela, ícone de RuPaul's Drag Race.

16. Maus Momentos no Hotel Royale (25 de outubro)

Na década de 60, um hotel decadente na região do lago Tahoe, nos EUA, recebe sete hóspedes com segredos obscuros. Eles estão em busca da redenção e precisam encontrá-la antes que tudo vá para o inferno.

17. Halloween (25 de outubro)

Michael Myers está de volta nesse que provavelmente é o mais aguardado dos filmes de terror de 2018. Em Halloween, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) tem seu último confronto com o serial killer que a persegue desde que ela conseguiu escapar de uma onda de assassinatos há pelo menos quatro décadas. Esse promete!

18. Bohemian Rhapsody (1° de novembro)

Chegou a hora de os fãs do Queen e de Freddie Mercury serem presenteados com um filme que relembra o sucesso da banda e a personalidade inesquecível do cantor que desafiou estereótipos. Quer mais um motivo para assistir? Mercury é majestosamente interpretado pelo ator Rami Malek, da série Mr. Robot.

19. O Quebra-Nozes e Os Quatro Reinos (1° de novembro)

Nessa nova adaptação da Disney, Clara (Mackenzie Foy) é a responsável por resgatar a única chave mágica – que ela mesma perdeu – capaz de abrir um presente de valor inestimável dado por seu padrinho (Morgan Freeman). Para isso, a personagem é enviada em uma jornada cheia de aventuras pelos reinos dos Doces, das Neves, das Flores e pelo Quarto Reino. Keira Knightley e Helen Mirren também estão no elenco.

20. Podres de Ricos (1° de novembro)

Podres de Ricos é uma comédia romântica que conta a história de uma norte-americana de origem asiática que viaja até Singapura para conhecer a família do namorado, herdeiro de uma fortuna que até então era um grande segredo.

21. Millenium: A Garota na Teia de Aranha (8 de novembro)

A hacker Lisbeth Salander (Claire Foy) e o jornalista Mikael Blomkvist (Sverrir Gudnason) descobrem uma rede de corrupção e espionagem internacional e terão de saber como lidar com isso. Apesar das mudanças no elenco, o filme é uma sequência de Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres.

22. Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (15 de novembro)

A continuação de Animais Fantásticos e Onde Habitam retoma as aventuras de Newt Scamander (Eddie Redmayne) com uma overdose de bons efeitos de computação gráfica. No filme, o personagem é convocado por Alvo Dumbledore (Jude Law) para enfrentar Gellert Grindelwald (Johnny Depp), o terrível bruxo das trevas que escapou da custódia. Como no primeiro longa, J. K. Rowling e David Yates voltam a trabalhar juntos no roteiro e na direção, respectivamente. Tem como dar errado? A resposta é não.

23. Infiltrado na Klan (22 de novembro)

Nos anos 70, o primeiro detetive negro do Departamento de Polícia de Colorado Springs consegue se infiltrar e expor as atrocidades de um grupo da Ku Klux Klan. O filme é de Spike Lee e foi muito bem recebido pela crítica no Festival de Cannes.

24. Aquaman (13 de dezembro)

Ainda não há muitos detalhes sobre o filme solo de Aquaman (Jason Momoa), o Rei dos Setes Mares, mas essa certamente é uma grande aposta da Warner Bros., que tenta emplacar um novo sucesso do universo DC. Aliás, dezembro será um ótimo momento para dar ao mercado um lançamento como Aquaman.

25. Máquinas Mortais (13 de dezembro)

Baseado no livro de Philip Reeve e produzido por Peter Jackson (O Senhor dos Anéis), Máquinas Mortais é uma distopia que retrata a Terra como um planeta destruído, onde as cidades passaram a disputar recursos naturais violentamente na tentativa de sobreviver. No trailer, a Universal anuncia o filme como o primeiro de “uma nova saga épica”, e ter Peter Jackson na produção certamente é um ótimo passo inicial.

26. O Retorno de Mary Poppins (20 de dezembro)

Para fechar o ano, um reboot da Disney para Mary Poppins estrelado por Emily Blunt – um filme cheio de emoção, com músicas e coreografias que vão encantar a família toda. Na Londres abalada pela Grande Depressão, a famosa babá desce do céu para ajudar Annabel (Pixie Davies), Georgie (Joel Dawson) e John (Nathanael Saleh) a reencontrarem a alegria e a magia de que precisam naquele momento.

27. Bumblebee (25 de dezembro)

Último filme da franquia Transformers, Bumblebee é a história do fusquinha amarelo tirado do ferro-velho e recuperado pela jovem Charlie (Hailee Steinfeld). O carro ganha vida, e Charlie nota, enfim, que ele era bem mais do que só um fusquinha parado em um canto qualquer.

28. Assassination Nation (sem previsão)

Queridinho dos críticos de Sundance, Assassination Nation é um filme em que um grupo de amigas vira alvo de uma cidade inteira quando um hacker vaza suas informações pessoais. Boa reflexão sobre a postura da sociedade diante da mistura entre sexo e redes sociais.

29. Blindspotting (sem previsão)

Igualmente aclamado no Festival de Sundance, Blindspotting é uma história que debate os processos de gentrificação e uma série de questões sociais importantes, como o preconceito racial. Roteiro e interpretações de Daveed Diggs e Rafael Casal.

30. Eighth Grade (sem previsão)

Dirigido por Bo Burnham, Eighth Grade é um filme sensível e delicado sobre as transições e os desafios da adolescência. O longa conta a história de Kayla (Elsie Fisher), que está prestes a começar uma nova (e nada acolhedora) realidade no Ensino Médio. Kayla passa por situações muito tocantes, mas que em algumas ocasiões também rendem boas risadas. O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil, mas nos Estados Unidos chega aos cinemas em 13 de julho.

31. The Hate U Give (sem previsão)

Até onde você iria para defender o lado certo de uma história? Em The Hate U Give, Starr Carter (interpretada por Amandla Stenberg) é uma jovem de apenas 16 anos que enfrenta um terrível drama depois do trauma de testemunhar seu melhor amigo ser assassinado por um policial. Apesar de ser fortemente pressionada a mentir, ela está disposta a dizer a verdade. Filme baseado no livro homônimo de Angie Thomas e que também trata de importantes questões raciais.

32. The Miseducation of Cameron Post (sem previsão)

Esse longa conta o drama da jovem Cameron Post (Chloë Grace Moretz), enviada à força para um centro de terapia de “recuperação gay” por sua família ultraconservadora. O filme venceu o prêmio do júri no Festival de Sundance.

33. Suspiria (sem previsão)

Reboot do clássico do terror de Dario Argento produzido pela Amazon, Suspiria conta a história da bailarina Susie Bannion (Dakota Johnson), que, após ser admitida na prestigiada companhia de dança berlinense Markos Tanz, descobre ter chegado a um ambiente cheio de histórias obscuras. O longa é dirigido por Luca Guadagnino e, além de Johnson, tem no elenco nomes como Tilda Swinton e Chloë Grace Moretz.

Este texto foi escrito por Rodrigo Sánchez Paredes via nexperts.