MegaTubarão está levando filmes de terror no mar a outro nível. Afinal, a fera tem 22 metros de comprimento e uma força capaz de destruir submarinos. Ainda é cedo para dizer se é um sucesso de bilheteria — chegou aos cinemas no dia 9 de agosto —, mas tem tudo para ser.

O título é protagonizado por Jason Statham, de Velozes e Furiosos e Carga Explosiva, um queridinho de longas de ação. Ele interpreta Jonas Taylor, um mergulhador especializado em resgate que ganha uma perigosa missão: salvar uma equipe presa no oceano, cercada por um tubarão gigante e pré-histórico.

É claro que as gravações desse gênero são bastante exigentes e complicadas, mas, em entrevista ao site Entertainment Weekly, o ator conta que tirou de letra. Eles gravaram em uma plataforma na Nova Zelândia, e Statham garante que a experiência toda foi um privilégio, em virtude das belas paisagens naturais. A parte mais difícil, obviamente, são as cenas com o próprio tubarão:

Jason Statham conta como foram as gravações de MegaTubarão

"Você sabe, obviamente, que essas criaturas não existem, então precisamos ser muito criativos. Eles combinam CGI com protótipos, e nós temos que atuar e nos mover dentro da água. Então, é realmente muito interessante o jeito como eles juntam tudo. Mas é um truque. [...] E bom, nós fomos no oceano e tínhamos um tanque. Você sabe, é uma combinação de muitas coisas. É realmente difícil entrar no meio do mar com gaiolas e uma equipe, então é necessário combinar vários elementos. O truque, se eles conseguiram fazer certo, é não saber onde estávamos: um tanque ou mar aberto."

Além de Statham, o elenco traz Ruby Rose (Orange Is The New Black), Rainn Wilson (The Office) e Li Bingbing (Transformers: A Era da Extinção). O ator comentou sobre Bingbing, que coprotagoniza MegaTubarão: "Ela é uma grande atriz. Tínhamos muita química. Tínhamos uma relação meio distante, mas fomos nos aproximando. Temos ótimas cenas juntos, e nós entrávamos e saímos da água o tempo todo. É uma gravação difícil, sabe? Não é como trabalhar em um set normal. Você fica saindo e entrando de roupas molhadas. Às vezes, sua paciência diminui, e a água é gelada. Mas foi ótimo trabalhar com ela."

Jason Statham: nadando com tubarões

Obviamente, a criatura que dá nome ao filme não é real. Mas os atores chegaram a mergulhar com tubarões-touro durante as gravações e os alimentaram de pertinho com atum. "Nós chegamos muito perto, e foi um momento espetacular. Nadar tão perto assim de um tubarão de 3 metros é algo que eu recomendaria a todo mundo", brinca o ator.

Jason Statham conta como foram as gravações de MegaTubarão

Acostumado a fazer vários filmes de ação, o ator criou fama de não ter medo de nada. Ele chegou até a ser questionado se agora finalmente teria se assustado com algo, mas parece que nem os tubarões alcançaram a proeza. "[Risos] É engraçado, porque você fica ansioso quando está em um barco, mas assim que chega ao oceano, as coisas dão uma reviravolta. Você fica muito relaxado, e lá no ambiente deles é uma coisa meio tranquilizadora. A ansiedade vai embora completamente. Todo o medo — ou medo perceptível — acaba na sua própria cabeça antes de mergulhar com eles. É tudo no barco, então uma vez que você esteja nadando com os outros mergulhadores, é fenomenal."

Por fim, o ator respondeu à pergunta que não quer calar: será que vão existir outros filmes de MegaTubarão? "Bom, eu acho que é como qualquer coisa hoje em dia. Se der dinheiro, vão querer fazer mais dinheiro. [...] Todo mundo tenta produzir um bom filme e entrega nas mãos da audiência. As pessoas têm o voto final; é a audiência que escolhe se qualquer coisa ganha uma sequência ou não."

E você, acha que merecemos um MegaTubarão 2? Escreva nos comentários abaixo!

Este texto foi escrito por Verenna Klein via nexperts.