Este texto contém SPOILERS do episódio 3x01 da série Riverdale. Não prossiga se ainda não tiver assistido e quiser manter a surpresa dos acontecimentos.

Se você também ficou chocado com a quantidade de informação que a season premiere da 3ª temporada de Riverdale despejou no público, não se preocupe, não foi o único.

Tivemos eventos como o julgamento de Archie, uma festa de fim das férias, um novo confronto com os Ghoulies, o início de um mistério que envolve ocultismo e surgimento de um potencial culto sinistro. Só para começar.

Pois vamos recapitular tudo o que aconteceu no episódio 3x01, exibido simultaneamente pela CW e pelo canal Warner no Brasil.

Archie é inocente, mas... se sente culpado?

Talvez na 10ª temporada de Riverdale nós conseguiremos começar a entender a lógica moral de Archie Andrews. O garoto, que estava sendo julgado por um assassinato que não cometeu – e pelo qual foi incriminado pelo sogro, Hiram Lodge – pode aproveitar (nem tentemos entender a lógica do juiz de Riverdale) um último final de semana com os amigos antes de saber o veredito de seu caso.

Acontece que o júri ficou dividido, o que resultaria em um novo julgamento. No entanto, a promotora oferece um acordo para Archie: apenas dois anos em uma prisão juvenil se ele se declarar culpado. Imediatamente, e contra a vontade de todos, ele aceita. Mesmo. Não. Havendo. Evidência. Nenhuma. Que. Ele. Cometeu. O Crime.

Provavelmente porque, como ele havia dito aos amigos antes, suas atitudes no último ano foram reprováveis. Ele não matou, mas poderia ter matado alguém! Ótimo motivo para ir para a cadeia. Ai, ai... Que bom que ele é só a moral do grupo (às vezes) e o rostinho bonito.

Betty está com problemas, resta saber se eles são reais ou não

Não deve ser fácil lidar com uma mãe e uma irmã “transformadas” pela luz que um guia espiritual lhes deu, mas Betty foi um pouco longe demais quando começou a falsificar receitas médicas e se auto medicar após o trauma do Black Hood. No entanto, o fato de ela estar tentando parar de tomar os remédios pode ter influenciado o que ela, e automaticamente nós, o público, vimos nas cenas finais.
A jovem chega em casa enquanto sua família e outros membros da tal “Fazenda” fazem alguma espécie de ritual em torno de uma fogueira. Só que em determinado momento Polly e Alice soltam os bebês gêmeos dentro da fogueira! Mas tudo bem pessoal, porque eles... COMEÇAM A FLUTUAR? Essa é a hora que está liberado falar palavrões e dizer “que **** é essa?”.
Em seguida, Betty começa a convulsionar – ainda não sabemos se pelo choque ou, mais provável, porque estava alucinando devido à falta ou excesso de pílulas.

Jughead, o Detetive, ataca novamente

Provavelmente a pessoa mais ocupada de Riverdale, Jughead uniu ao menos três tramas diferentes neste episódio. Quando não estava preocupado com o destino de Archie, o Rei Serpente estava em uma operação de resgate do seu cachorro, Hot-Dog, no território da gangue rival, os Ghoulies. Missão bem-sucedida, mas que terminou com uma ameaça de trégua rompida. Quando retorna do julgamento, ele descobre que Dilton (um escoteiro obcecado com um jogo de RPG sinistro e queria sua ajuda para algo) desapareceu. Com a ajuda de um desenho que parece vir diretamente da 1ª temporada de True Detective (mais alguém notou a semelhança?), ele encontra o rapaz e um amigo desacordados diante do que parece ser um altar sinistro ao “Gargoyle King”. Curiosa para saber do que se trata o ritual sinistro na próxima semana, porque os mistérios e nas oportunidades que Riverdale abraça o macabro é quando a série ganha mais força e uma identidade própria.

Obs: o showrunner Roberto Aguire-Sacasa não quis confirmar ou negar que o jogo de RPG que leva ao “Gargoyle King” tem algo a ver com o culto... opa, Fazenda... que Polly e Alice estão envolvidas.

Em outras notícias...

  • Ainda não se sabe qual é a de Hermione Lodge. Ela é boa? Ela é má? Ela está silenciosamente planejando algo contra Hiram ou ainda é um fantoche dele?
  • Falando em pais... FP Jones, o (ex) xerife Keller e Fred Andrews juntos planejando a derrocada de Hiram foi uma cena breve, mas que tem um potencial para uma trama interessante. Qual era a hashtag do ano passado, pessoal? #HotDadsOfRiverdale?
  • Cheryl e Tony passaram o verão cruzando o país em suas motos e, quando voltaram, deram uma festa na mansão Blossom para todos os amigos: melhores pessoas. Também tivemos o retorno da Cheryl-Arqueira-Serpente. Por favor, continuem.
  • Sweet Pea e Josie curtiram o verão juntinhos, mas aparentemente ela quer que o novo ano seja focado em sua música. Não sei vocês, mas espero que ela falhe e vejamos mais do Serpente e da cantora.

Lembrando que o próximo episódio da 3ª temporada de Riverdale vai ao ar no dia 17 de outubro, às 21h40, pela CW nos Estados Unidos e pelo Warner Channel no Brasil.