O mundo perdeu hoje, 12 de novembro, um dos maiores artistas da história com o falecimento, aos 95 anos de idade, de Stan Lee – o criador de diversos personagens famosos dos quadrinhos.

Stan Lee foi um dos nomes (certamente o mais conhecido do público) que ajudou a Marvel Comics a se tornar a “Casa das Ideias”, com a criação de super-heróis como os Vingadores, os X-Men, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Hulk, Pantera Negra, entre tantos outros.

Os personagens criados por Lee, ao lado de muitos colaboradores e parceiros, conquistaram o imaginário cultural de todo o mundo e estabeleceram um gigantesco universo ficcional – agora expandido aos cinemas – que continuará para sempre fazendo parte de nossas vidas.

Diversos atores, realizadores e artistas foram às redes sociais prestar suas homenagens ao lendário Stan Lee e ao legado que ele deixa para nós.

Kevin Feige, presidente da Marvel Studios

“Ninguém teve mais impacto na minha carreira e em tudo o que fazemos na Marvel Studios do que Stan Lee. Stan deixa um legado extraordinário que sobreviverá a todos nós. Nossos pensamentos estão com sua filha, sua família e seus milhões de fãs”.

Veja também: Kevin Feige, da Marvel Studios, sobre legado de Stan Lee e participações gravadas para MCU

Bob Iger, CEO da Disney

“Stan Lee foi tão extraordinário quanto os personagens que ele criou. Um super-herói por direito próprio aos fãs da Marvel em todo o mundo, Stan tinha o poder de inspirar, entreter e se conectar. A escala de sua imaginação só foi ultrapassada pelo tamanho de seu coração”.

Tom Holland, o Homem-Aranha

“Quantos milhões de nós estão em dívida com esse cara, nenhum mais do que eu. O pai da Marvel fez tantas pessoas tão incrivelmente felizes. Que vida e tanta coisa conquistada. Descanse em paz, Stan”.

Hugh Jackman, o Wolverine

“Perdemos um gênio criativo. Stan Lee foi uma força pioneira no universo dos super-heróis. Tenho orgulho de ter sido uma pequena parte de seu legado e ... de ter ajudado a dar vida a um de seus personagens”.

Robert Downey, Jr., o Homem de Ferro

“Eu devo tudo a você... Descanse em paz, Stan”.

Irmãos Russo, diretores de Vingadores: Guerra Infinita

“Obrigado por preencher nossas infâncias com tanta alegria. Você fará muita, muita falta...”

Chris Evans, o Capitão América

“Nunca haverá outro Stan Lee. Durante décadas, ele levou a jovens e adultos aventura, escape, conforto, confiança, inspiração, força, amizade e alegria. Ele exalava amor e bondade e deixa uma marca permanente em tantas vidas. Excelsior!”.

Sebastian Stan, o Bucky

"Obrigado grande lenda. Sentiremos a tua falta. Eu não estaria aqui sem você".

Anthony Mackie, o Falcão

“Você era um homem antes do seu tempo... agora parece que você se foi antes do seu tempo. RIP Stan the Man... obrigado pelas risadas e palavras de apoio. É uma honra viver no seu universo!”.

Chris Pratt, o Star-Lord

“Obrigado por tudo, Stan Lee! Que vida, tão bem vivida. Eu me considero extraordinariamente sortudo por ter conhecido você e ter participado do mundo que você criou”.

Tom Hardy, o Venom

“Com o maior respeito”.

Millie Bobby Brown

"Sentiremos sua falta, Stan. Descanse em paz".

The Big Bang Theory

“Em memória amorosa de Stan Lee. Foi uma honra tê-lo em The Big Bang Theory. Obrigado por ser um super-herói da vida real para tantas gerações. Sua lenda viverá”.

Outras celebridades:

Seth Rogen

  • "Obrigado Stan Lee por fazer as pessoas que se sentem diferentes perceberem que são especiais".

Zoe Saldana, a Gamora

  • "Hoje perdemos um dos grandes. Stan Lee, você foi uma inspiração e um super-herói para todos nós. Obrigado por contribuir tanto e por nos dar algo a aspirar".

Mark Hamill

  • “Sua contribuição para a cultura pop foi revolucionária e não pode ser exagerada. Ele era tudo que você esperava que ele fosse e MAIS. Eu amei esse homem e nunca deixarei de sentir sua falta. Dizem que você nunca deveria conhecer um ídolo de infância. Eles estão errados”.

Dwayne Johnson

  • “Que homem. Que vida. Quando comecei em Hollywood, ele me recebeu de braços abertos e me deu conselhos muito sábios que sempre levarei a sério. Um verdadeiro ícone que impactou gerações em todo o mundo”.

Mark Ruffalo, o Hulk

  • “Dia triste. Descanse em poder, tio Stan. Você fez do mundo um lugar melhor através do poder da mitologia moderna e do seu amor por esse negócio confuso de ser humano...”.


Relacionado
: Criador de heróis da Marvel, Stan Lee morre aos 95 anos de idade