Esta lista é para quem gosta de espiões, organizações secretas, abduções e tudo de mais misterioso. Reunimos algumas das melhores séries de mistério lançadas — ou relançadas — nos últimos anos, de acordo com as mais bem votadas pelos leitores dos sites Ranker e IMDb nessa categoria.

Confira abaixo e escolha qual será a próxima série da sua vida!

Stranger Things

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Ninguém diria que a pequena Hawkins, no estado de Indiana, teria algo de misterioso, afinal, parecia com qualquer cidade do interior dos Estados Unidos. Porém, quando Will Byers (Noah Schnapp) desaparece sem deixar rastros e uma garota com poderes extraordinários surge, algo muito estranho faz com que um grupo de amigos precise desvendar o que está acontecendo.

Um dos maiores sucesso da Netflix, Stranger Things é uma grande homenagem à cultura pop dos anos 1980, que influenciou e ainda influencia boa parte das obras atuais. Criada, roteirizada e dirigida pelos irmãos Duffer, a série apresenta diversos elementos clássicos de mistério, desde ambientação e trilha sonora até, é claro, toda a conspiração que move a trama. Vale a pena conferir antes que a terceira temporada chegue, no dia 4 de julho.

Big Little Lies

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Essa tragicomédia sombria descreve uma história de assassinato, enganação e belas paisagens californianas. Através da perspectiva de três mulheres — Madeline (Reese Witherspoon), Celeste (Nicole Kidman) e Jane (Shailene Woodley) —, percebemos que rumores, intrigas e coisas muito mais sérias permeiam a vida de pessoas aparentemente perfeitas e exemplares.

Baseada no livro de mesmo nome da australiana Liane Moriarty, Big Little Lies reúne um elenco incrível para contar a história de três mães acima de qualquer suspeita que acabam se envolvendo na investigação de um misterioso homicídio. A série da HBO terá uma segunda temporada que deverá estrear em junho e contará com a presença de ninguém menos do que Meryl Streep.

Westworld

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Em um mundo futurista onde robôs e humanos são quase indiferenciáveis, um parque temático — Westworld — permite que seus visitantes tenham um gostinho do Velho Oeste Americano, mas populado por androides programados para servi-los. Impedidos tecnologicamente de machucar seres humanos, os robôs não podem se defender de qualquer tipo de abuso sofrido, o que se torna um problema quando eles começam a ganhar consciência.

Westworld é uma série criada por Jonathan Nolan e produzida por J.J. Abrams, responsáveis por séries como Person of Interest e Lost. Abordando temas como tecnologia, ética e violência humana, o seriado mistura ficção científica com um clima de mistério sobre até onde a evolução da robótica pode chegar e quais podem ser suas consequências.

The Sinner

As melhores séries de mistério dos últimos anos

No que parecia ser apenas uma tarde em família, Cora (Jessica Biel), uma jovem mãe, têm um surto e comete um assassinato em público. Sem nenhuma memória do incidente e a princípio sem motivos, ela procura colaborar com o detetive Ambrose (Bill Pullman) para tentar recuperar suas memórias e desvendar os motivos para ter cometido esse crime.

Inspirada no livro homônimo do alemão Petra Hammesfahr, The Sinner mergulha fundo nos mistérios da mente humana e em como traumas podem nos afetar mais do que imaginamos. A série fala sobre religião, abuso e mentiras e conta com uma atuação inspiradora de Jessica Biel, que foi indicada ao Emmy pelo papel. A segunda temporada acompanha o detetive Ambrose em outro caso.

The OA

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Prairie Johnson (‎Brit Marling) reaparece depois de 7 anos. A jovem, que era cega até sumir, agora consegue enxergar, chama a si mesma de OA — Original Angel (Anjo Original) — e tem cicatrizes nas costas e um segredo que se recusa a revelar aos pais adotivos e ao FBI. Logo ela reúne um grupo de pessoas para quem sente que pode contar o mistério de seu sumiço.

Criada e estrelada por Brit Marling, The OA reúne ficção científica, elementos sobrenaturais e fantasia. A série teve duas temporadas até o momento e consegue manter o clima de mistério respondendo uma questão ao mesmo tempo em que levanta várias outras, rendendo material para mais algumas temporadas caso a Netflix resolva renová-la.

Dark

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Quando uma criança de uma família tradicional da pequena cidade fictícia de Winden, na Alemanha, desaparece, alguns moradores têm suas memórias reviradas por fantasmas do passado. Três gerações das famílias Kahnwald, Nielsen, Doppler e Tiedemann estão envolvidas em um mistério que inclui experimentos científicos suspeitos, uma caverna e viagem no tempo.

Dark é a primeira série alemã original da Netflix e apresenta uma história na qual ninguém está livre de suspeitas. O seriado prende a atenção da audiência em uma trama bem amarrada, mas que pode confundir os desatentos. A nova temporada, que deve estrear no dia 21 de junho, trará algumas respostas e certamente nos levará a novos mistérios a serem desvendados por Jonas Kahnwald (Louis Hofman).

Sherlock

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Benedict Cumberbatch e Martin Freeman vivem uma versão moderna do detetive particular Sherlock Holmes e de seu melhor amigo e assistente, Dr. John Watson. Utilizando suas incríveis habilidades de observação e dedução, Sherlock resolve diversos crimes e mistérios da Londres atual, sempre com o auxílio de Watson, que faz um blog sobre suas aventuras, tornando-o semifamoso sem querer.

Os mistérios de Sir Arthur Conan Doyle ganham nova vida em Sherlock. Do mesmo showrunner do fenômeno britânico Doctor Who, a série tem um forte grupo de fãs que ainda espera que ela volte para uma quinta temporada, mesmo com as agendas difíceis de Cumberbatch (Doutor Estranho; Vingadores: Guerra Infinita) e Freeman (Capitão América: Guerra Civil; Pantera Negra).

American Gods

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Quando o presidiário Shadow Moon (Ricky Whittle) é liberado, um homem misterioso homem chamado Mr. Wednesday o contrata como guarda-costas. Quando menos espera, Shadow se vê no meio de uma possível guerra entre deuses antigos e deuses atuais que pode tomar proporções catastróficas, e tudo isso sem entender muito bem o que está acontecendo.

Baseado na história de mesmo nome do autor e produtor norte-americano Neil Gaiman, American Gods traz elementos de fantasia e histórias mitológicas milenares para os dias de hoje. Personagens como Mr. World, sobre os quais pouco sabemos, mantêm o clima de mistério e suspense da série que acabou de finalizar sua segunda temporada no Amazon Prime Video.

True Detective

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Uma antologia de investigação criminal que traz histórias diferentes a cada temporada, sempre com um novo elenco e cenário. Ao estilo noir, o clima de suspense e mistério é importante, independentemente de qual dos crimes está sendo investigado. Matthew McConaughey, Woody Harrelson, Colin Farrell, Rachel McAdams e Mahershala Ali estrelaram diferentes momentos nas três temporadas.

True Detective é considerada uma das melhores séries do canal HBO, com destaque para a primeira e a terceira temporadas. O criador do seriado, Nic Pizzolatto, está atualmente trabalhando no roteiro da quarta temporada, que ainda não teve elenco ou data de lançamento divulgados.

O Mundo Sombrio de Sabrina

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Sabrina Spellman pode parecer apenas mais uma adolescente cujas únicas preocupações são a escola, os amigos e romances. Mas ela é muito mais do que isso: meio bruxa, meio mortal, precisa aceitar e conciliar essa vida dupla ao mesmo tempo em que luta contra forças sombrias para defender aqueles que ama e os outros mortais.

Baseada na história em quadrinhos de mesmo nome da Archie Comics, que, por sua vez, foi inspirada nos quadrinhos de "Sabrina, Aprendiz de Feiticeira", O Mundo Sombrio de Sabrina leva a história para um lado mais misterioso. Enquanto a série original dos anos 1990 é mais leve e cômica, a produção atual mergulha no gênero de horror e suspense.

How to Get Away With Murder

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Annalise Keating (Viola Davis), uma prestigiada professora de Direito Criminal, sempre escolhe alguns de seus estudantes para trabalharem com ela em seus casos. Quando resolve ajudar uma garota acusada de matar a amiga, a profissional se vê no meio de uma situação complicada ao precisar auxiliar seus pupilos a esconderem outro assassinato.

How to Get Away With Murder usa uma mistura do tempo real e de flashbacks para manter o mistério principal durante boa parte de suas temporadas. A série, que é produzida por Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy; Scandal; Station 19), está indo para sua sexta temporada e é protagonizada por Viola Davis, que recebeu diversos prêmios importantes pelo papel.

The X-Files

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Uma das séries mais icônicas dos anos 1990 fez seu retorno em 2016, na qual podemos acompanhar os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) durante investigações de casos não resolvidos. Enquanto Mulder acredita em alienígenas e atividades paranormais, Scully é mais cética e busca abordagens mais científicas.

The X-Files é, até hoje, uma das maiores influências para séries posteriores, como Buffy, A Caça Vampiros, Fringe, Torchwood, Supernatural, Bones e até mesmo Stranger Things. O seriado recebeu 62 indicações ao Emmy, 12 ao Golden Globes e 14 ao SAG, tendo ganhado vários deles.

Dirk Gently's Holistic Detective Agency

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Dirk Gently (Samuel Barnett) é um autoproclamado detetive holístico que escolhe os casos em que trabalha de acordo com “a interconectividade de todas as coisas”, o que o leva a encontrar Todd (Elijah Wood) e Farah (Jade Eshete), convocando-os para ajudá-lo. O passado misterioso de Dirk está ligado a um projeto obscuro da CIA que envolve pessoas com habilidades estranhas.

Baseado no livro homônimo do britânico Douglas Adams, Dirk Gently carrega em si todas as marcas que caracterizam seu humor sombrio e inteligente. A série teve duas temporadas produzidas pela BBC America e seu cancelamento foi recebido com indignação pelos fãs, que fizeram petições para sua renovação. Ainda assim, vale a pena conferir as temporadas que estão disponíveis na Netflix.

The Haunting of Hill House

As melhores séries de mistério dos últimos anos

A família Crain, composta por uma arquiteta, um construtor e cinco filhos, muda-se para uma mansão antiga que pretende reformar e vender. Eventos misteriosos e aterrorizantes fazem com que a vida dos sete moradores mude completamente até resultar em uma tragédia. Anos depois, uma nova fatalidade obriga os membros sobreviventes a enfrentar os traumas do passado.

Inspirado pelo livro de mesmo nome da estadunidense Shirley Jackson, The Haunting of Hill House une elementos de horror clássico e um incrível suspense psicológico. Discutindo assuntos como efeitos de trauma, depressão, esquizofrenia e outros distúrbios psíquicos, a série consegue manter até o último episódio o mistério que envolve a casa, prendendo a audiência em sua história bela e perturbadora.

Russian Doll

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Nadia Vulvokov (Natasha Lyonne) é uma engenheira de software que está prestes a comemorar 36 anos de idade. O problema é que ela não parece conseguir escapar de sua própria festa de aniversário, já que está presa em um loop no qual morre diversas vezes e retorna ao momento em que chega à festa.

Criada por Natasha Lyonne (Orange is the New Black) e pela comediante Amy Poehler (Saturday Night Life/Parks and Recreation), Russian Doll é uma comédia dramática de mistério. A produção da Netflix foi muito bem recebida pela crítica, que destacou o fato de que, apesar de estar dentro de um loop, a história não fica cansativa ou repetitiva.

Manifest

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Quando o voo 828 que vai da Jamaica para Nova York passa por uma turbulência, os passageiros nem imaginam que ao pousar no destino serão informados de que estavam desaparecidos há 5 anos e eram considerados mortos. Ao tentarem retornar para a rotina e se reintegrar, eles percebem que nada é como antes e que agora conseguem ter visões de coisas que ainda não aconteceram.

Criada por Jeff Rake (Boston Legal; Bones), Manifest é uma série que mistura elementos sobrenaturais e mistério. Apesar de ter recebido notas medianas por parte dos críticos, foi bastante bem recebida pelo público e garantiu uma segunda temporada no canal de TV norte-americano NBC.

Orphan Black

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Ao testemunhar o suicídio de uma mulher idêntica a ela mesma, Sarah Manning (Tatiana Maslany), uma jovem criminosa e sem rumo, assume a identidade da falecida e acaba se envolvendo em algo muito maior do que imaginava. Logo ela descobre que toda sua vida é uma mentira ligada a uma enorme conspiração que abrange experimentos científicos perigosos e ilegais.

Orphan Black é uma das mais criativas séries dos últimos anos, em um misto de ficção científica, suspense psicológico, espionagem e mistérios. Tatiana Maslany apresenta uma atuação impecável, interpretando dezenas de personagens e contracenando consigo mesma em diversas cenas ao longo do seriado.

A Series of Unfortunate Events

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Quando o casal Baudelaire morre de maneira inesperada em um incêndio, os filhos são enviados para o terrível Conde Olaf, que é obcecado por colocar as mãos em sua fortuna a qualquer custo. Em uma corrida por suas vidas, os órfãos vão aos poucos desvendando o envolvimento dos pais com uma organização secreta e compreendendo o que os levou à morte.

Baseada na série de livros homônima de Daniel Handler e narrada por seu alter ego Lemony Snicket, A Series of Unfortunate Events é cheia de mistérios, do início ao fim. A série faz um bom trabalho ao complementar os livros de Handler e até responder algumas das questões pendentes na história original. O seriado conta com boas atuações de Neil Patrick Harris como Conde Olaf, Malina Weissman como Violet Baudelaire e Louis Hynes como Klaus Baudelaire.

Sense8

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Oito pessoas de diferentes países, culturas e línguas formam uma conexão mental após o suicídio de uma misteriosa mulher chamada Angelica. Para ajudar uns aos outros a sobreviver e fugir de uma terrível organização que tem como objetivo caçar pessoas como eles, principalmente um homem sombrio apelidado de Sussurros, o grupo precisará usar suas habilidades diversas.

Uma criação das irmãs Wachowski (Matrix; V de Vingança), Sense8 une elementos sobrenaturais, muita ação e investigação. A série foi cancelada após a segunda temporada por conta dos altos custo de produção, pois os episódios eram gravados em vários países. Devido a um número enorme de reclamações dos fãs, a Netflix produziu um especial de 2 horas para dar um fim à história.

The Americans

As melhores séries de mistério dos últimos anos

A família Jennings parece como qualquer outra família norte-americana do anos 1980. A diferença é que Elizabeth e Philip Jennings são, na verdade, dois espiões soviéticos que estão há quase 20 anos sob disfarce nos Estados Unidos para obter informações para a KGB. Seus filhos, nascidos nos EUA, não fazem a menor ideia da verdadeira identidade dos pais.

Criada por um ex-agente da CIA, Joe Weisberg, The Americans explora desde assuntos triviais de um casamento comum até as entranhas da espionagem durante a Guerra Fria. A série foi, durante suas seis temporadas, um sucesso tanto de crítica quanto de público e recebeu diversas indicações e prêmios importantes, como Emmy e Golden Globes.

The Killing

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Sarah Linden (Mireille Enos), uma detetive do Departamento de Polícia de Seattle, recebe a tarefa de guiar o novato detetive Stephen Holder (Joel Kinnaman), transferido da Divisão de Narcóticos. Apesar de se estranharem em seus métodos diferentes de investigação, eles se unem para resolver o assassinato da adolescente Rosie Larsen (Katie Findlay).

The Killing, baseada na série dinamarquesa de mesmo nome, teve sua versão americana produzida pela Fox e posteriormente pela Netflix. Focada em investigação policial, o seriado emprega elementos de outras obras do mesmo gênero, como Twin Peaks, de David Lynch.

The Blacklist

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Após passar 20 anos como fugitivo do FBI e entranhado no mundo do crime, Raymond Reddington (James Spader), um ex-agente da Inteligência da Marinha Americana, entrega-se com a promessa de ajudar a polícia a prender criminosos perigosos — ele tem uma “lista negra” de pessoas que gostaria de eliminar, um interesse em comum com o governo. Suas condições são receber imunidade e tratar apenas com a agente novata Liz Keen (Megan Boone) por motivos misteriosos.

Mistério, suspense e ação são os três pilares que sustentam The Blacklist. Unindo o que há de melhor em uma série de investigação criminal, com as reviravoltas necessárias para um ótimo suspense, o seriado ainda conta com a incrível performance de James Spader.

Elementary

As melhores séries de mistério dos últimos anos

Sherlock Holmes (Jonny Lee Miller) se muda de Londres para Manhattan após sua última passagem por uma clínica de reabilitação e é obrigado a viver com uma acompanhante de sobriedade, a Dra. Joan Watson (Lucy Liu). Usando suas extraordinárias habilidades, Sherlock passa a prestar serviços de consultoria para a polícia de Nova York, com Watson sempre a seu lado, ajudando quando necessário.

Mais uma história inspirada pela obra de Sir Arthur Conan Doyle, Elementary muda radicalmente alguns aspectos da história original, como a locação e o gênero de Watson e do vilão Moriarty, interpretado por Natalie Dormer. Porém, o espírito investigativo é mantido e os mistérios de Sherlock seguem durante as sete temporadas da série.

Qual é sua série de mistério favorita de todos os tempos? Qual você acredita que deveria entrar para esta lista? Conte nos comentários!

Este texto foi escrito por Carolina Bernardi via nexperts.