Atenção, o texto a seguir apresenta spoilers do episódio 5x03 de Black Mirror.

O 3º e último episódio da 5ª temporada de Black Mirror traz Miley Cyrus de volta à TV, no papel da cantora Ashley O., uma estrela da música pop que sempre traz mensagens positivas em suas músicas. Porém, ela se sente deprimida e começa a compor músicas tristes e com mensagens opostas ao que costumava transmitir.

Sua empresária e tia não concorda com a mudança de estilo das composições e acaba envenenando Ashley para que, através de uma nova tecnologia, ela possa continuar compondo suas alegres canções mesmo em coma, substituída nos palcos por uma versão em holograma.

Black Mirror: produtor comenta episódio "Rachel, Jack e Ashley, Too"

Em uma conversa com o site EW, Charlie Brooker, criador e produtor da série, contou que para desenvolver "Rachel, Jack e Ashley, Too" se inspirou em um antigo sitcom que ele mesmo escreveu alguns anos atrás. No original, os integrantes de uma banda punk morrem e voltam à vida no futuro e descobrem que seu empresário estava utilizando a imagem da banda para ganhar dinheiro.

Brooker também comentou que teve várias ideias separadas e que acabou juntando algumas delas para compor o enredo do episódio: "Estávamos discutindo sobre a ascensão de versões holográficas de artistas como Prince, Whitney Houston e Amy Winehouse. Eles foram mastigados pela indústria da fama e agora estão sendo ressuscitados". Posteriormente, ele teve a ideia de criar um assistente virtual como a Alexa (da Amazon), mas com a personalidade de uma celebridade. "E então eu comecei a pular e pensei: 'Oh, isso se conecta à ideia do artista holograma!'", completou.

O roteirista também foi questionado sobre a possibilidade de algum episódio de Black Mirror acabar se tornando um spin-off no futuro, mas acabou se esquivando da pergunta, apenas dizendo que não pode falar sobre isso.

"Rachel, Jack e Ashley, Too" é o episódio que fecha o 5º ano de Black Mirror. Os três episódios dessa temporada já estão disponíveis para serem assistidos na Netflix.

Este texto foi escrito por Marcelo Omega via nexperts.