Nem tudo que é produzido na TV pode ser considerado uma obra-prima, e muitas séries são canceladas antes de mostrarem a que vieram. Os motivos podem ser variados: conflitos de interesses e ideias internas, baixa audiência e crítica negativa podem ser responsáveis por fazer um seriado ser suspenso. Há casos que bastaram poucos episódios no ar para que a emissora cancelasse o programa, enquanto alguns sequer chegaram a ser exibidos.

Tanto que, no episódio #10 do Podcast Minha Série (que você pode ouvir no player abaixo ou na sua plataforma de audio streaming favorita) discutimos os cancelamentos de 2019.

Já as séries abaixo, são um compilado de produções ao longo dos últimos anos que não tiveram chance antes de serem canceladas brutalmente.

23 séries que foram canceladas em tempo recorde

23. The Beautiful Life

Na esperança de pegar carona no sucesso da atriz Mischa Barton em The O.C., The Beautiful Life contava a história de um grupo de modelos dividindo um apartamento em Nova York. A The CW, emissora que exibiu a série, encomendou 13 episódios, dos quais exibiu somente 2. O programa foi produzido por Ashton Kutcher, mas cancelado por baixa audiência.

22. Coach

23 séries canceladas em tempo recorde

Em uma época em que revivals estão se tornando comuns para algumas franquias, todo cuidado é pouco, pois não é sempre que funcionam. Coach foi uma sitcom com 9 temporadas exibidas entre 1989 e 1997, que focava na vida de Hayden Fox, interpretado por Craig T. Nelson, um treinador de futebol americano cuja narrativa girava em torno dos desafios diários que sua profissão exigia.

Em 2015, a NBC encomendou 13 episódios para o que seria uma continuação da série, com Fox mais velho e o retorno de alguns colegas do elenco original. Após assistir ao piloto, a emissora decidiu cancelar a série, que nem teve a chance de ir ao ar.

21. Day One

A NBC encomendou episódios do que parecia ser uma promissora série pós-apocalíptica: Day One mostraria os sobreviventes de um cataclismo mundial. Os 13 episódios se tornaram 4, até que decidiram transformar o piloto em um filme para a TV — que jamais foi exibido.

20. Doubt

O objetivo de Doubt era mostrar o romance entre uma advogada e seu cliente acusado de assassinar a namorada de 24 anos de idade. O elenco parecia ser a garantia de algo promissor, tendo a atriz Katherine Heigl, que fez sucesso em Grey's Anatomy, como protagonista. Com apenas dois episódios exibidos, a CBS decidiu cancelar a série pela fraca audiência.

19. Hieroglyph

Hieroglyph era uma ambiciosa série da Fox, talvez uma grande aposta, e a emissora aprovou a encomenda de 13 episódios para a 1ª temporada sem ter visto o piloto. A história se situava no Antigo Egito, misturando realidade com fantasia. Segundo o The Hollywood Reporter, a decisão de cancelar o programa se deu por divergências criativas.

18. Ironside

Alguns remakes dão muito certo, como é o caso de MacGyver e Hawaii Five-0; infelizmente, não se pode dizer o mesmo de outros. Ironside foi exibida pela NBC até 1975, com 8 temporadas e 199 episódios, e contava a história do detetive cadeirante Robert T. Ironside. Em 2013, a NBC fez um remake da série, o qual durou somente 4 episódios devido às críticas negativas.

17. The IT Crowd

The IT Crowd foi uma sitcom britânica que durou quatro temporadas e teve mais um episódio especial. Só que isso aconteceu na Europa. Na tentativa de criar uma opção americana, a emissora NBC fez um piloto, mas os resultados aparentemente não foram tão positivos, já que essa versão sequer conseguiu estrear.

16. Of Kings and Prophets

Na tentativa de ter uma série padrão Game of Thrones, a ABC encomendou Of Kings and Prophets, um drama bíblico épico que teve dois episódios exibidos. A produção passou por problemas internos, tendo que fazer refilmagens e trocar atores, e, com audiência de estreia terrível, após o segundo episódio a série foi cancelada. Oito episódios já haviam sido filmados.

15. Lone Star

Lone Star contava a história de um golpista que vivia uma vida dupla com duas mulheres. A série parecia promissora, com roteiro brilhante, segundo alguns. Tragicamente, o horário não lhe rendeu uma boa audiência, fato suficiente para a Fox tomar a decisão de cancelá-la.

14. Made in Jersey

Antes de fazer sucesso com a série Salem, a atriz Janet Montgomery protagonizou Made in Jersey, na qual interpretou uma advogada que se mudou para Manhattan depois de conseguir um emprego em uma firma. Seus desafios eram a incredulidade dos colegas e as opiniões de sua família, mas a série teve apenas dois episódios antes de ser cancelada.

13. Manchester Prep

Manchester Prep foi a tentativa de levar o filme Segundas Intenções para a TV. Com Amy Adams no elenco, a NBC mudou de ideia e acabou transformando a série no longa Segundas Intenções 2.

12. Mission Control

Mission Control se tratava de uma comédia especial situada na década de 1960. A protagonista era a cientista Mary Kendricks, interpretada por Krysten Ritter. Rumores dão conta de que a culpa por a produção nunca ter ido ao ar foi do elenco; entretanto, nada foi confirmado.

11. Next Caller

Quatro episódios haviam sido gravados antes de a NBC anunciar o cancelamento de Next Caller. A emissora demonstrou insatisfação com o episódio piloto e propôs uma troca de elenco aos produtores; depois, afirmou que um dos motivos para o cancelamento foram as diferenças criativas com o ator Dane Cook. A série mostrava a rivalidade entres dois apresentadores de um programa de rádio, Cam (Dane Cook) e Stella (Collette Wolfe).

10. The Paul Reiser Show

The Paul Reiser Show era uma sitcom de comédia semiautobiográfica estrelada por Paul Raiser. Os dois primeiros episódios tiveram poucos espectadores e a série foi classificada como dona da menor audiência da NBC na temporada. Diante disso, o cancelamento parecia inevitável.

9. Secret Talents of the Stars

A CBS caiu na ilusão de que o público se interessaria por famosos da classe D apresentando suas aptidões em um show de talentos, ainda mais se comparado com um programa consolidado há quase 3 décadas, Dancing with the Stars. Por baixa audiência, Secret Talents os The Stars foi cancelada no dia seguinte à sua estreia.

8. Still Life

Still Life se tratava de um drama sobre uma família que perde seu primogênito. Para a alegria de muitos, o programa nunca chegou a ser exibido, o que permitiu que o ator Jensen Ackles tivesse a agenda livre para protagonizar Supernatural.

7. Turn-On

Turn-On, a série de comédia que foi ao ar em 1969, durou somente um episódio, considerada como um dos maiores fracassos da TV estadunidense.

6. Us & Them

Um remake da série britânica Gavin & Stacey, Us & Them teve sete episódios gravados, porém a emissora Fox decidiu não levar ao ar nenhum deles. No entanto, em 2018 (5 anos depois do cancelamento), o serviço de streaming Crackle exibiu toda a temporada.

5. Viva Laughlin

Em uma tentativa de reproduzir um sucesso da Europa, Viva Laughlin era um drama musical que se passava em um cassino. A série foi cancelada depois de ter dois episódios exibidos. Uma curiosidade é que tinha Hugh Jackman no elenco, que anos depois fez parte dos musicais Os Miseráveis e O Rei do Show.

4. Wicked City

Ambientada na década de 1980, Wicked City contava o caso real de um serial killer que atuava em Los Angeles. O ator Ed Westwick, de Gossip Girl, não foi suficiente para atrair público para a série, que foi cancelada pela ABC após três episódios; mas o Hulu exibiu o restante da temporada.

3. Work It

Dois amigos estão com dificuldades de conseguir emprego, então resolvem se vestir como mulheres para entrarem no mercado de trabalho de modo mais fácil. Work It foi cancelada pela ABC depois de dois episódios, mas chegou a ser exibida no Brasil pelo SBT com o nome De Saia Justa.

2. You're in the Picture

You're in the Picture foi um programa da CBS de 1961. Em 2002, o TV Line o classificou em nono lugar como um dos piores da história, tendo apenas um episódio exibido com a promessa de trazer mais versatilidade para a TV na época. Na semana seguinte, o ator Jackie Gleason fez uma aparição para reconhecer o fracasso do programa, como uma maneira educada e sutil de pedir desculpas.

1. Monstro do Pântano

Monstro do Pântano é o caso mais recente desta lista. A nova série do serviço de streaming da DC Universe tinha tudo para fazer sucesso, tendo em vista que a empresa também foi responsável pelas elogiáveis Titãs e Patrulha do Destino. Contudo, informações dão conta de que alguns executivos não gostaram do rumo da série e de seu orçamento. Dias depois, a DC Universe fez um pronunciamento, informando que os dez episódios de Monstro do Pântano seriam exibidos, mas deixando claro que não há planos para uma segunda temporada.

Há rumores de que a série poderá ser refeita pela HBO, mas só o futuro dirá. O cancelamento de Monstro do Pântano também fez com que alguns espectadores desconfiassem de uma crise interna na DC Universe, o que poderia indicar que o serviço está com prazo de validade quase vencido.

Este texto foi escrito por Leonardo da Vinci Figueiredo da Cunha via nexperts.