O dia 1º de abril é popularmente conhecido como Dia da Mentira por conta dos franceses que, descontentes com as ações de Carlos IX, continuaram as comemorações do ano novo em uma data não-oficial e, portanto, mentirosa. No caso, o dia 1º de abril. 

Na ficção, muitas vezes para fazer a história andar ou até mesmo entreter o público, os roteiristas criam personagens extremamente mentirosos que são capazes até mesmo de enganar os espectadores. Vejamos:

Emily Thorne (Revenge)

(ABC/Divulgação) ABC/Reprodução 

A protagonista de Revenge tem sede de vingança. Para começar, assume a identidade de Emily Thorne para se infiltrar na família Grayson e namora o filho de sua maior inimiga, Victoria. A partir daí, para sustentar seu plano contra a família, precisa diversas vezes recorrer a mentiras sobre sua vida. Detalhe: seu nome verdadeiro é Amanda Clarke.

Petyr Baelish (Game of Thrones)

(HBO/Divulgação) HBO/Reprodução 

Um dos personagens mais odiados da famosa série da HBO é, sem dúvidas, Mindinho, ou Lorde Baelish para quem quiser ser mais formal. Interpretado por Aidan Gillen, Baelish conseguiu enganar seus aliados e também inimigos de forma inteligente por diversas vezes.

Cersei Lannister (Game of Thrones)

(HBO/Divulgação) HBO/Reprodução 

Uma das maiores antagonistas de Game of Thrones, conseguiu se manter no trono por anos e enganar uma família inteira com suas mentiras. Além de fazer com que Robert Baratheon acreditasse que Joffrey, Tommen e Myrcella eram seus filhos (e não de Jamie Lannister, seu irmão). Sua máscara caiu durante a 5ª temporada.

Conde Olaf (Desventuras em Série)

(Netflix/Divulgação) Netflix/Reprodução 

Com suas incríveis habilidades e artimanhas, o personagem da série consegue fingir, mentir e até mesmo fazer com que outras pessoas levem a culpa por ele. Dessa forma, Conde Olaf consegue sair (quase) sempre impune de seus planos. 

Benjamin Linus (Lost)

(Lost/Reprodução) ABC/Reprodução 

Interpretado por Michael Emerson, o ex-agente da DHARMA consegue manipular efetivamente seus oponentes, além de mentir sobre sua identidade. Ele se apresenta como Henry Gale para os sobreviventes do Vôo 815 e inicia a série como principal antagonista, mas aos poucos tomou outros lugares na trama.

Rebecca Pearson (This is Us)

(NBC/Divulgação) NBC/Reprodução 

Com a justificativa de proteger um de seus filhos (Randall), a matriarca da família Pearson precisa mentir diversas vezes sobre seu passado. Para começar, diz que não tinha nenhuma ligação com a família biológica do rapaz, o que, mais tarde, é provado ser uma grande mentira. 

Frank Underwood (House of Cards)

(Netflix/Divulgação) Netflix/Reprodução 

Além de quebrar a quarta parede e trazer diversas informações importantes diretamente para o público, Underwood manipulou e trapaceou para alcançar seus objetivos e conquistar as posições de poder que tanto almejava. Logo no começo da série, ele já deixa claro que fará diversas coisas desagradáveis em algum momento.

Neal Caffrey (White Collar)

(USA/Divulgação) USA/Reprodução 

O falsário que ajuda o FBI a desvendar diversos casos do colarinho branco por conta de um acordo é questionado a todo momento pelo agente Burke. Mas a desconfiança é natural, tendo em vista que Caffrey mente de maneira progressiva para despistar as autoridades e conseguir sua liberdade.

Charlotte (Plan Coeur)

(Netflix/Divulgação) Netflix/Reprodução 

Por fim, uma das protagonistas da série francesa original da Netflix. A trama por si só apresenta uma rede de mentiras entre seus personagens, mas há de se levar em conta que Charlotte é a mais mentirosa de todas. Ela já conseguiu enganar não somente as amigas em um plano para desencalhar Elsa, mas também seu irmão ao esconder seu namoro com o melhor amigo dele.

Lembrou de mais algum personagem mentiroso do mundo das séries? Deixe nos comentários!

Texto escrito por Matheus Rocha da Silva via Nexperts.